Pages

Seja Bem Vindo

Translate

domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro de 2001

 

     Lembro-me muito bem deste fatídico dia, uma terça-feira meu filho tinha apenas sete meses, e eu trabalhava em uma empresa de laticínios, e atuava na área de Jaboatão dos Guararapes, possuía uma moto era uma NX 200 ano 1999 verde. Estava retornando do município de Moreno, quando passei em frente a uma loja de eletro e havia algumas pessoas assistindo em silencio. Parei, e fiquei olhando sem muito entender o ocorrido, via apenas muita fumaça em uns dos prédios, estava ao vivo! Logo em seguida outro avião se joga na segunda torre, nossa! Que foi aquilo todos suspiraram logo um MEU DEUS! E o silencio continuava. Outros juntaram para ver, o vendedor da loja aumentou o volume da TV para que todos pudessem ouvir. Eu estava totalmente estagnado, não acreditava que estava vendo aquilo, como pode aquilo acontecer. Será que estas aeronaves perderam-se da rota ou uma pane nos instrumentos as fizeram deslocar para os prédios? Sem respostas...

     Os repórteres não entendiam o que estava acontecendo, ate as afirmações de um seqüestro (que foi uma verdade) mais nada concreto. Logo em seguida as torres começaram a cair. Todos ficaram perplexos com aquilo. Oh Céus! Olhávamos-nos um para outro e nada de falar. Situação complexa: o que poderíamos dizer naquele momento? Nada! Só lamentações. Lembro que um ano antes, meu irmão e minha mãe tinha ido lá ao Word trade Center conhecer o tão famoso edifício, tiraram fotos e ate uma gravação ele enviou do lugar do ponto mais alto para visitação; tomaram um café expresso com uns bolos e etc... Após em seguida a lembrança da minha tia que mora lá já uns quarenta anos. Será que ela, o marido e filhos estão bem? Logo após a queda do edifício segui adiante para atender alguns clientes na região. Logo que cheguei ao primeiro cliente, aguardei ser chamado. Mandaram subir e fui à sala deste cliente, que era um Bon Vivant, (cheios das mulheres assim posso dizer). Havia outros dois ou três colegas, não lembro bem, (estava lembrando das cenas,) comentei a respeito do World Trade Center, e eles não conheciam o edifício um ate riu, e brincou com a tragédia, olhei para ele e disse. – Amigo isso foi uma tragédia! Centenas de pessoas morreram. Ele calou-se o proprietário fez espanto mais não ligou muito. Continuei o dia e poucos sabiam, estavam todos no corre-corre do dia, sem tempo pra assistir no caminho ou no intervalo do almoço. Acredito que toda população assistiu as filmagens no noticiário nacional que passou do tempo normal, para mostrar as imagens fortes do ataque terrorista. À noite liguei para minha outra tia que mora aqui em Olinda e ela afirmou que eles estavam todos bem. Assisti toda matéria na casa do meu sogro, a família toda estava lá, era um silencio só. Não queríamos sair do lugar para ouvir e ver a tragédia que vitimou milhares de pessoas. A rua era um silencio só, não passavam carros, todos em casa para ver dos acontecimentos mais marcantes do dia. Quem iria perder tal matéria? Após o jornal terminar, todos saímos e discutimos sobre o ocorrido, no lado de fora as pessoas discutiam como aconteceu (e foi tal) – você viu? Nossa! Não acredito nisso! Cada um contando a historia do seu jeito, cada um com sua opinião e preocupação. Deste dia em diante o mundo havia mudado, as pessoas se questionaram se isso aconteceria outra vez. “Muita água iria rolar”

     Desde 2001 muita coisa aconteceu. O presidente George W. Bush, na época, declarou guerra aos terroristas e avisou que iria cassar incessantemente todos os terroristas que faziam parte da Al Qaeda, e tornando Osama Bin Laden inimigo publico numero um, que no inicio disse não ter nada a ver com isso. Logo depois afirmou que eram membros e que a America era um país inimigo do ocidente que deveria ser atacado por seus seguidores. Falou-se em 21 terroristas nos aviões que caíram. Os americanos não tiveram sossego, queriam vingança contra o terrorista. O país foi invadido pelos americanos, ingleses, franceses e outros países que apoiaram o governo dos EUAs. Muita morte aconteceu neste período de 10 anos para cá. Militares, civis pessoas que não tinham nada a haver com o terrorista morreram; torturas a pessoas suspeitas e morte de um brasileiro no metrô em Londres sem nada haver com o terrorismo. Ate hoje a família chora a morte do rapaz confundido com o terrorista. Existem documentários sobre o onze de setembro, e historias de sobreviventes que foram achados com vida no meio de toneladas de escombros. Há também documentários que o prédio não caiu por causa do impacto da aeronave e sim, que ele foi implodido para que o exercito americano mostrasse o seu poder de fogo e criasse uma guerra. A ordem teria vindo das pessoas que fazem parte dos illuminates a nova ordem mundial” estes detém 70% de toda economia mundial e são os que ditam as regras para os governos. A pouco falou que o ex-presidente Luiz Inácio da Silva (lula) faria parte desta sociedade secreta, quem sabe a verdade? Eu não sei. Só li e pesquisei e não posso afirmar a veracidade. Fica ai pra quem quiser saber mais. Escombros do World trade Center foram levados e pesquisados para saber o que houve realmente, engenheiros afirmaram que quando aeronave chocou-se com o edifício atingiu a coluna central fazendo que as demais viessem a ruir, foi um efeito dominó, a construção foi baseada em uma norma de 1968, que deveria ter mais aço do que concreto, quando uma norma de 1938 explicava o modo correto de uma edificação segura. O prédio tinha vãos grandes sem paredes só sustentados por vigas de aço e pouco concreto, quando o correto seria de 60% de concreto e 40% de aço. Se nestes vãos houvesse paredes de concretos o edifício não teria caído, e o fogo não alastraria tão rapidamente.

     Escrevo isto, para que todos tenham conhecimento de tal fato, que pra mim foi algo que marcou aquele momento inesquecível de muita tristeza. Assim, quem viveu a ditadura e conheceu o poder arbitrário dos militares, as muitas vidas que se perderam lutando por ideais de uma democracia justa. Assim nós devemos lutar pela paz e semear o amor e acreditar sempre no melhor para os nossos filhos que poderão gritar e dizer que somos livres, cidadãos de um estado, um país, um planeta. E que fatos semelhantes nunca mais tornem a se repetir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela Visita