Pages

Seja Bem Vindo

Translate

sábado, 4 de agosto de 2012

Novas regras de transito para Moto Boys

campanha motoboy - webO Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) decidiu adiar, para fevereiro de 2013, a fiscalização das exigências previstas na Lei 12.009/2009, Resoluções do CONTRAN e correlatas que regulamentam o exercício da profissão de motofretista (motoboy). As medidas, que entrariam em vigor amanhã (04 de agosto) preveem uma série de medidas para motoboys como a utilização de equipamentos individuais de proteção e placa na categoria de aluguel (vermelha). Estima-se que entre 20 e 30 mil profissionais atuam na Região Metropolitana do Recife (RMR)

Fonte: www.detran.pe.gov.br

Por ser uma lei federal só agora de dois meses para ate a data atual tem sido feito certa “propaganda” pela mídia televisa, para utilização de equipamentos de segurança para os motoboys. É um abuso a imposição drástica para uso dos equipamentos, apesar de que já esta em vigor deste de 2009 conforme o texto acima. A obrigação dos profissionais em utilizar estes equipamentos acredita-se que irá diminuir o numero de acidentes entre os profissionais. Ora, se com o básico as coisas não mudam, imagino que deve apenas ter uma redução de exibição de estatísticas nas emissoras e jornais. Acidentes ainda continuarão existindo se os próprios não conscientizarem do uso do veiculo nas vias de grande circulação de veículos. Não devemos culpar apenas os Motoboys, mototaxistas e afins, os motoristas de quatro rodas também são grandes responsáveis pelos acidentes ocasionados em motocicletas. A falta de respeito é absurda, não respeitam o espaço do motociclista durante o percurso. Muitos mesmo estando na faixa de baixa velocidade que é à esquerda querem ultrapassar, cortando luz ou ate jogando-o para o acostamento quem se encontra pilotando na velocidade permitida.

Não que eu não seja contra ao uso de equipamentos de segurança, mais a forma que é imposta para o uso delas, o acontece aqui neste país, é, tudo que vira lei você tem que pagar criando um favorecimento a certas empresas ou órgãos para arrecadação de renda, como diz no artigo:

·  Inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança. A instalação ou incorporação de dispositivos para transporte de cargas também devem estar de acordo com a regulamentação do CONTRAN.

É onde que todos que utilizam os veículos de duas rodas tenham que pagar para o governo para puder rodar. Infelizmente a conscientização é na base da multa! Ainda há muito que fazer, que sabe um dia haverá um transito menos caótico e menos acidentes.