Pages

Seja Bem Vindo

Translate

domingo, 13 de maio de 2012

A QUESTAO AMBIENTAL NO XX

Embora nas últimas décadas os problemas ambientais tenham ganhando importância e grande espaço nas discussões políticas, necessário esclarecer que as primeiras preocupações com a qualidade do ar datam de longe, já na era pré-cristã, sendo tal fato devido ao uso do carvão como combustível, uma vez que as cidades dessa época apresentavam problemas relacionados à baixa qualidade do ar. Face do agravamento da situação nas cidades da era pré-cristã, no final do séc. XIII foram baixados os primeiros atos de controle de emissão de fumaça.

Em 1952, um acidente ocorrido durante o inverno na cidade de Londres – um episódio de inversão térmica impediu a dispersão de poluentes causados pelas indústrias e aquecedores domiciliares que usavam carvão como combustível – formou uma nuvem composta de altos teores de enxofre e material particulado, permanecendo por cerca de três dias, fato que ocasionou a morte de inúmeras pessoas.

A década de 60 foi palco de grandes mudanças na área ambiental, sendo que nos EUA foi criado um programa federal de poluição atmosférica, sendo que mais tarde estabeleceram-se padrões de qualidade do ar. E foi também nesta década que se descobriu que o uso indiscriminado de pesticidas, estava colocando em risco a saúde das pessoas, bem como contaminando alimentos e águas e ainda que os lixos - urbano e industrial - eram descartados de forma inadequada prejudicando nosso bem estar.

Entretanto à medida que os países foram se aprimorando e aperfeiçoando técnicas e formas de controle ambiental, as indústrias começaram a migrar para os países onde as medidas de controle ambiental eram mais amenas ou praticamente inexistentes.

Nos anos 60 e 70, vários países com baixa economia – incluindo o Brasil – receberam indústrias multinacionais, principalmente na área petroquímica. Muitas delas tinham como sede países onde a legislação ambiental era mais rigorosa e então determinava altos custos com investimentos em tecnologia, principalmente na prevenção de acidentes ambientais.

A partir dos anos 80, até os dias atuais, a questão ambiental passou a ser um tema de discussão em todos os segmentos da sociedade, o que vem pressionando indústrias e o empresariado às mudanças de atitudes e medidas ambientalmente mais justas.

Estes fatos relacionados são apenas alguns exemplos, que não dá para relacionar temos recentemente o caso de derramamento de petroleo no Mexico que levou meses para ser solucionado. Depois deste fato o que podemos dizer.

fonte: http://www.universoambiental.com.br/ colunista Degmar Augusta da Silva
adaptaçao: Renato Ninja

2 comentários:

  1. Direi o de sempre: os países ricos transferem as fábricas para os países pobres para diminuírem a própria emissão de carbono, mas alguns nem aceitam os protocolos criados...

    ResponderExcluir
  2. Eles não aceitam porque é muito mais facil poluir do criar uma politica de prevençao de danos.

    ResponderExcluir

Obrigado pela Visita