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quinta-feira, 31 de maio de 2012

O QUE É CONSUMO SUSTENTAVEL


APRESENTAÇÃO
O conceito de consumo sustentável passou a ser construído a partir do termo desenvolvimento sustentável, divulgado com a Agenda 21, documento produzido durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, em 1992. A Agenda 21 relata quais as principais ações que devem ser tomadas pelos governos para aliar a necessidade de crescimento dos países com a manutenção do equilíbrio do meio ambiente. Os temas principais desse documento falam justamente sobre mudanças de padrões de consumo, manejo ambiental dos resíduos sólidos e saneamento e abordam ainda o fortalecimento do papel do comércio e da indústria.
O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo é uma tarefa de todos: governos, cidadãos e cidadãs. A Associação Alternativa Terrazul, em parceria com a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, decidiu realizar oficinas sobre Consumo Sustentável em diversos municípios do Ceará, e agora elabora essa Cartilha para ajudar a vencer esse desafio.
Você já pensou na quantidade de água que utiliza para escovar os dentes, tomar banho lavar a louça, a roupa ou o carro? Ao deixar um cômodo você apaga a luz? Você se preocupa em casa, na escola, no trabalho em reciclar o papel que não tem mais utilidade ou o joga diretamente no lixo? Quando vai fazer compras, você adquire realmente o que necessita, ou, por atos compulsivos, ou sugestões de publicidades, vai adquirindo produtos supérfluos? Você prepara comida suficiente apenas para o consumo, ou faz a mais para depois jogar fora? Você se dá conta de que, se não começar a pensar nessas questões, além de consumir os recursos naturais do Planeta, que vão comprometer a vida das gerações futuras, esse consumismo desenfreado tem também impacto no seu bolso?
Se você acha que isso é muito complicado, e que, ademais, não é problema seu, leia com atenção as dicas e informações dessa cartilha e perceba o risco que está correndo, se não começar já a seguir essas recomendações.
Leia, divulgue na sua escola, no seu trabalho, na sua rua. Seja um consumidor consciente e faça parte dessa liga que vai ajudar a tornar o mundo mais justo e mais sustentável para todos e todas.
Associação Civil Alternativa Terrazul
fonte: http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article151

Obs. A cartilha  pode ser baixada no proprio site no final do artigo

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reflexao

reciclagemCada vez, há a tendencia há valorização e apreciação do meio ambiente como um bem a integrar a produção e consumo de bens e serviços.(Funiber, 2009)

domingo, 13 de maio de 2012

A QUESTAO AMBIENTAL NO XX

Embora nas últimas décadas os problemas ambientais tenham ganhando importância e grande espaço nas discussões políticas, necessário esclarecer que as primeiras preocupações com a qualidade do ar datam de longe, já na era pré-cristã, sendo tal fato devido ao uso do carvão como combustível, uma vez que as cidades dessa época apresentavam problemas relacionados à baixa qualidade do ar. Face do agravamento da situação nas cidades da era pré-cristã, no final do séc. XIII foram baixados os primeiros atos de controle de emissão de fumaça.

Em 1952, um acidente ocorrido durante o inverno na cidade de Londres – um episódio de inversão térmica impediu a dispersão de poluentes causados pelas indústrias e aquecedores domiciliares que usavam carvão como combustível – formou uma nuvem composta de altos teores de enxofre e material particulado, permanecendo por cerca de três dias, fato que ocasionou a morte de inúmeras pessoas.

A década de 60 foi palco de grandes mudanças na área ambiental, sendo que nos EUA foi criado um programa federal de poluição atmosférica, sendo que mais tarde estabeleceram-se padrões de qualidade do ar. E foi também nesta década que se descobriu que o uso indiscriminado de pesticidas, estava colocando em risco a saúde das pessoas, bem como contaminando alimentos e águas e ainda que os lixos - urbano e industrial - eram descartados de forma inadequada prejudicando nosso bem estar.

Entretanto à medida que os países foram se aprimorando e aperfeiçoando técnicas e formas de controle ambiental, as indústrias começaram a migrar para os países onde as medidas de controle ambiental eram mais amenas ou praticamente inexistentes.

Nos anos 60 e 70, vários países com baixa economia – incluindo o Brasil – receberam indústrias multinacionais, principalmente na área petroquímica. Muitas delas tinham como sede países onde a legislação ambiental era mais rigorosa e então determinava altos custos com investimentos em tecnologia, principalmente na prevenção de acidentes ambientais.

A partir dos anos 80, até os dias atuais, a questão ambiental passou a ser um tema de discussão em todos os segmentos da sociedade, o que vem pressionando indústrias e o empresariado às mudanças de atitudes e medidas ambientalmente mais justas.

Estes fatos relacionados são apenas alguns exemplos, que não dá para relacionar temos recentemente o caso de derramamento de petroleo no Mexico que levou meses para ser solucionado. Depois deste fato o que podemos dizer.

fonte: http://www.universoambiental.com.br/ colunista Degmar Augusta da Silva
adaptaçao: Renato Ninja

quarta-feira, 9 de maio de 2012

veiculo atropela criança

absurdo na china o descaso dos cidadães chineses com ser humano. fonte www.ig.com.br

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Piaggio

O Grupo Piaggio apresentou nesta semana na Itália a nova família de scooters X10. Os novos modelos têm proposta de luxo e terão as opções de motor com 125, 350 e 500cc, agradando assim a diversos públicos. Entretanto, todos os modelos trazem freios ABS como item de série na versão Executive, sendo que os X10 350 e 500cc contam com freio de estacionamento. Os novos scooters da Piaggio chegam às concessionárias italianas agora no final de abril com preços que variam entre 4570 (X10 125) e 7700 euros (X10 500 Executive), que equivalem a cerca de R$ 11.300 e R$ 19 mil, respectivamente.
As Scooters sao motos muito interesante de pilotar, a experiencia é bem diferente, normalmente as 125cc tem um guidao menor, no inicio voce acha estranho logo se adapta, normalmente cambio automatico que já gera uma economia nos sapatos rssrs, não fica aquela mancha.
E isso ai pessoal ate mais...

terça-feira, 1 de maio de 2012

Victory

victoryEla tem estilo custom, motor com dois cilindros em “V”, é fabricada nos EUA e não é uma Harley-Davidson. Apresentada pela Victory no início do ano, a Judge faz referência aos muscle cars adorados pelos norteamericanos e traz uma proposta de pilotagem um pouco mais esportiva que os outros modelos mais tradicionais do segmento.

Para fugir do lugar comum das outras cruisers – como os americanos chamam as customs – e fazer jus à inspiração, a Victoy investiu nas linhas esportivas. O tanque de gasolina, por exemplo, tem traços arredondados e alguns detalhes, como os piscas e a lanterna – integrada na rabeta – são compostos por ângulos retos e desenhos triangulares para criar a sensação de agressividade.

A referência tipicamente ianque também pode ser vista nas rodas de liga leve. O formato da estrela de cinco pontas com acabamento cromado sobre um fundo preto segue o estilo do clássico Dodge Charger. As opções de cores chamativas e o contraste delas com o preto fosco também é legado de máquinas como Mustang, Camaro e companhia.

Power custom

rodasSe o tema é “músculo americano”, não basta apenas visual, tem de ter motor. Neste ponto, a Judge também não decepciona. A nova Victory conta com um propulsor Freedom 106 injetado, com dois cilindros em “V” dispostos a 50º de 1731 cm³ e transmissão final por correia dentada (belt drive em fibra de carbono reforçada). Mas, assim como a marca de Milwaukee, a Victory também não declara oficialmente a potência e o torque máximo das suas máquinas.

Os freios são robustos. Ambos a disco flutuante com 300 mm de diâmetro, contam com pinças de quatro pistões na roda dianteira e pistão duplo na traseira. Já a suspensão traseira é monoamortecida com curso de 75 mm e ajuste na pré-carga da mola, enquanto a dianteira conta com garfo telescópico convencional com 130 mm de curso. O sistema ABS, no entanto, não é oferecido nem como opcional.

Em ergonomia, a Judge também se diferencia das outras customs. Com pedais levemente mais altos, a moto não exige pés esticados, o que acaba sendo benvindo para pilotos de estatura menor. O guidão, por sua vez, é mais reto do que o tradicional “chifre de boi” e oferece uma postura de pilotagem ligeiramente mais inclinada, algo que, no caso de uma cruiser, já pode ser considerada como esportiva.

Nascida em 4 de julho

Pertencente à Polaris, a marca Victory nasceu em Spirit Lake, Iowa, na mesma data na qual os Estados Unidos comemoram sua independência. Daí a inspiração para o nome do motor, Freedom. Com line-up composto por 17 modelos, sendo 11 deles diferentes e outras seis edições especiais, a Victory também possui um extenso programa de apoio ao exército norteamericano. Os benefícios incluem desde tour pelas bases militares para teste drive até um desconto de US$ 1.000 na compra de qualquer moto zero quilômetro da marca.

Além da Judge, a Victory produz outras duas power customs, a Hammer 8-Ball e a Hammer S. As três motos estão equipadas com o mesmo motor de 1731 cm³. Todavia, quando comparada, a Judge sai na frente das outras versões no peso seco (300 kg), cinco quilos a menos que as duas versões da Hammer. O preço também favorece a versão mais nova. Enquanto a Judge sai por US$ 13.999, as versões 8-Ball e S da Hammer são vendidas por US$ 14.499 e US$ 18.499, respectivamente.

fonte:http://msnmotos.icarros.com.br/noticias/noticia.jsp?id=11864