Pages

Seja Bem Vindo

Translate

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cidade de Surubim PE

     O município originou-se de uma fazenda de gado, pertencente a Lourenço Ramos da Costa. Em 1864, ele construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava as missas dominicais. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas. Em 1870, o oratório foi substituído por uma capela. Em 6 de junho de 1881, a lei provincial nº 1565 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida canonicamente pelo padre José Francisco Borges.

A cidade tem este nome em homenagem ao boi Surubim que foi atacado e devorado por uma onça nas terras do fazendeiro Lourenço Ramos onde hoje se encontra o atual município.

Foi emancipado através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928 (data em que se comemora seu aniversário)

Limita-se com os municípios de Casinhas e Vertente do Lério (norte), Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá (oeste), Salgadinho, João Alfredo e Bom Jardim (leste) e Riacho das Almas e Cumaru (sul).

Administrativamente, o município é composto pelo distrito-sede e pelos povoados de Casés, Lagoa da Vaca, Gancho de Galo, Chéus, Jucá Ferrado, Diogo, Mimoso, Tatus, Taperinha, Tamanduá, Alegre, Capim, Gangungo, Gameleira, Lagoa do Choro, Mocotó, Lagoa Nova, Furnas.

O relevo do município insere-se na unidade geoambiental das Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema. A vegetação nativa é a caatinga hiperxerófila.

Surubim está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe e tem como principais tributários os rios Capibaribe e Caiai, além dos riachos do Brás, Maracajá, Pocoró, do Tanque Doce, Taepe e do Manso, todos de regime intermitente. O principal corpo de acumulação é a Represa de Jucazinho (327.035.818 m³).

Conhecida como a Capital da Vaquejada Surubim-01 por ter a mais antiga e tradicional festa de vaquejada do mundo, o município realiza na terceira semana do mês de setembro, a Festa do Gado, que chega a atrair cerca de 50.000 visitantes. A cidade também ficou imortalizada nos  versos da música do Quinteto Violado e da dupla de forró Sirano e Sirino. E tambem é cidade natal de Abelardo barbosa (Chacrinha , falecido em 1988) e do compositor de frevo Capiba . Hoje SurubimCHACRINHA também conta com um tradicional carnaval, que acontece após a quarta-feira de cinzas e estende-se até o domingo pós-carnavalesco, quando a cidade recebe cerca de 25.000 visitantes por dia.

 

 

fonte: Wikipedia

Um comentário:

Obrigado pela Visita